Desde que a internet chegou ao país, há mais de vinte anos, e com as melhorias da tecnologia, permitindo acesso mais rápido a rede.
A velocidade das conexões num patamar abaixo do pacote contratado com a operadora se tornou uma das maiores reclamações dos usuários dos serviços de banda larga no Brasil.
Mas em 2012 foi criada uma lei que regulamenta o setor garantindo que o contratante receba ao menos uma média de 60% da velocidade que está no contrato por mês.
A operadora também é obrigada a fornecer sempre pelo menos 20% da velocidade em todos os acessos.
E isto é apenas o começo, a legislação também garante que esses números continuem aumentando nos próximos anos, passando, em novembro de 2013, para uma velocidade média mínima de 70% ao mês e 30% para a velocidade em todos os acessos.
Em novembro de 2014 haverá nova alteração e as operadoras deverão fornecer conexões com velocidade mínima de 40% em todos os acessos e 80% de velocidade média contratada ao mês.
A lei promete promover grandes melhorias no setor, pois antes eram exigidos apenas 10% da velocidade em cada acesso. Outro avanço é a obrigatoriedade do funcionamento do serviço em 99% do tempo em todos os meses.
Com isso tudo, o usuário poderá cobrar das operadoras do serviço maior eficiência e garantir o recebimento da velocidade contratada.
Para saber se a sua internet está funcionando na velocidade correta basta acessar o programa oficial que faz a medição da sua conexão e está disponível no site oficial da Anatel.