A regulamentação começou em 2012, com a obrigatoriedade de entrega de 60% de média da conexão contratada no mês, número que subirá para 70% em 2013 e 80% no ano seguinte, estabilizando então esse como número base final.
As regras ainda passam por aquela velocidade instantânea na hora da conexão, que em 2013 sobe para 30% (era 20%) e ainda vai se estabilizar em 40% em 2014.
Essa medição será feita por um grupo de 12 mil voluntários selecionados pela ANATEL e que receberão um aparelho de medição apropriado e precisarão enviar relatórios para a Agência.
Esses números, assim como quem não se encaixar neles, serão sempre divulgados em um relatório oficial mensal que servirá de parâmetro para que as empresas continuem ou melhorem seus resultados.
Mas não são só os voluntários os responsáveis por essa medição, cada usuário tem o direito de medir essa conexão, fazer suas próprias contas e, se encontrar alguma irregularidade, enviar os dados para a ANATEL, que se predispõe a investigar qualquer acusação. Portanto, fique de olho!