Por mais que os usuários tentem, talvez seja quase impossível acompanhar toda evolução da velocidade de internet, já que a cada dia que passa as provedoras de banda larga e 3G disponibilizam mais e mais pacotes, cada um mais rápido que o outro.
Então, quando o caso não for dinheiro (já que ai, o único modo é obter um pacote mais caro), muitas vezes o único modo de aproveitar toda sua velocidade é tomando alguns cuidados.
Logo de cara, manter um navegador limpo é a melhor solução, já que, vez ou outra, lembrar de fazer uma faxina no cachê de seu browser é sempre uma ótima pedida, pois os cookies sempre se empilham e diminuem a velocidade na hora de pular entre várias páginas na internet.
E quando o assunto são os downloads, independente da velocidade de origem do arquivo, os aceleradores de download (encontrados na internet aos montes e versões free) são sempre uma ótima pedida.
Mas ainda assim, em velocidades menos rápidas e internet discada, uma boa solução são os aceleradores de navegação, que não fazem diferença quando a velocidade é maior, mas tem melhorias facilmente sentidas quando mais baixas. Além disso, certos navegadores, por si só, já podem ser acelerados.
O “famoso” Internet Explorer, pode ganhar até 10X mais velocidade de internet quando utilizado o Google Chrome Frame, um dispositivo que “empresta” um pouco do navegador do Google para o da Microsoft, transformando-o um pouco no popular navegador.
Por outro lado, o Opera, por si mesmo, apresenta um recurso próprio, o Opera Turbo, que só precisa ser acionado dentro do próprio navegador.
Além de poder ter o número de requisições diminuído em seu “aboute:config”, o Mozilla Firefox ainda pode ganhar velocidade com a instalação de programas próprios, como o Faster Fox e o Speedfox, ambos funcionando perfeitamente para quem procura um pouco mais de rapidez.
E quando o assunto é a demora dos vídeos, que podem levar um tempo enorme para abrirem, ou até caírem no meio do download, programas como o BiWiFi agilizam o carregamento e não deixam o usuário esperando na frente do computador.
Mas não se engane, seja abrindo um vídeo, baixando um arquivo ou navegando por qualquer que seja o navegador, nenhuma dica faz mágica, e mesmo que ajude, o único jeito de ter uma melhora significativa, na maioria das vezes, é adquirir um novo pacote de internet.