De acordo com os novos parâmetros da ANATEL para a internet e banda larga, mais do que nunca, o usuário dos diversos planos e pacotes de conexão precisam ficar ligado a esses serviços, por isso, medir a velocidade de sua internet deve ser tornar um ato corriqueiro e tremendamente importante.
Os novos parâmetros obrigam que os serviços de telefonia fixa ou banda larga (em pouco tempo se estendendo para os celulares) não só disponibilizem em seus sites um medidor de velocidade gratuito, como afirmam que todos devem entregar uma média (por mês) de 60% da velocidade anunciada pelo plano.
Esses números devem crescer a cada ano até atingirem um número de 80%.
Mas se você anda tendo alguma dúvida em relação a sua conexão, o melhor mesmo é ir em busca de seus direitos. E aqui vão algumas dicas:
- Primeiro de tudo, confira seu pacote de internet e a velocidade de conexão que você adquire por mês. Os números que você deve ter precisam ser em uma média 60% disso no mínimo.
- Certifique-se de não estar fazendo nenhum download enquanto mede sua conexão.
- Para chegar a esses números o melhor mesmo é procurar o site de sua operadora e medir sua conexão algumas vezes por dia (entre 3 e 5 por dia, em períodos diferentes, é um número bom e que te dá uma boa margem).
- Além do medidor de sua operadora escolha um outro e compare o resultado.
- Anote tudo em uma planilha e faça a média.
-E caso sua conexão não se enquadre nesses padrões, reclame com sua operadora (e até com a ANATEL), você está em seu direito.